terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Real e virtual se misturam

Estamos vivendo uma nova era, que chegou muito rápido em poucas décadas, quem diria que há duas décadas atrás muitas das coisas que temos e fazemos hoje eram sonhos de um futuro que achavamos que seria distante.
Pois é, esse futuro chegou e muito rápido, as pessoas agora vivem este mundo virtual sem muitos questionamentos técnicos, simplesmente tudo foi assimilado.
Vivemos na era do conhecimento e a principal forma de troca é a informação. Mesmo assim os mais jovens, já nascidos nesta era se satisfazem com informações em uma tela de celular ou 140 caracteres, este é o lado não tão satisfatório em que não se aprofunda nos assuntos e não gera conhecimento, gerar conhecimento significa muito mais e é a fonte inesgotável do futuro que já é o presente.
As tecnologias nos ajudam a difundir a informação e o mundo virtual e real se misturam, quando pensamos em nanotecnologia em que se intervem nos átomos, onde a matéria não existe, podemos até ver que nós podemos ser virtuais e que consumimos a vida toda átomos, mas estes são finitos e quanto mais a população mundial cresce mais vai consumir átomos, portanto a natureza procura um equilíbrio que infelizmente é diminuir populações.
Princípios e conceitos básicos da física começam a serem questionados pelo mundo virtual e das novas tecnologias, já vislumbradas por Einstein quando refletia sobre a mecanica quantica.
Este é o mundo do futuro que já faz parte do nosso presente.